O chá mexicano é uma bebida secular que tem sido usada para vários fins medicinais. Saiba mais sobre fluidos que podem melhorar muito sua saúde geral.
O que é o chá mexicano, afinal de contas?
Você já ouviu falar do Mastruz? Este é o nome da erva que dá significado ao chá mexicano. Talvez você a conheça pelo nome popular “Ervas de Santa Maria” ou pela nomenclatura científica Chenopodium ambrosioides.
Veja também: Antibióticos funcionam contra os vírus?
Veja também: Receita de tempero caseiro de Fajitas e Taco
É um vegetal muito utilizado como erva medicinal na América Central. As folhas desta planta contêm grandes quantidades de fibras e vários outros nutrientes que fazem o chá mexicano. O aroma é extraordinário e sua capacidade de curar feridas é bem conhecida.
Quais os benefícios do mastruz que compõe o chá mexicano?
Os benefícios dessa erva vão além da cicatrização e incluem:
- Propriedades vermífugas;
- Características Antibiótica;
- Poder antifúngico;
- Melhora da capacidade digestiva;
- Alto teor de antioxidantes;
- Possui anti-inflamatórios naturais;
- Atua como substância antirreumática;
- Auxilia no tratamento de doenças respiratórias;
- Combate enfermidades gastrointestinais;
- Previne osteoporose.
As pessoas ainda usam esta planta para tratar doenças cardiovasculares, controlando a pressão arterial. Da mesma forma, mastruz tem a capacidade de impulsionar o sistema imunológico.
Ervas de Santa Maria são populares na culinária mexicana e usadas para fazer alimentos salgados ou doces. Também pode ser ingerido na forma de chá ou pela extração de seu óleo essencial, que confere pomadas e cremes.
Conheça mais sobre a erva do chá mexicano
A erva que compõe o chá mexicano é rica em:
- Folato: Também conhecido como ácido fólico, é muito utilizado por gestantes e por quem deseja aumentar a imunidade.
- Vitaminas do complexo B: As vitaminas B2 e B6 são usadas para metabolizar enzimas e fornecer mais energia ao corpo.
- Monoterpenos: Exemplos são ascarisol, cimeno, limoneno e terpineno. Eles são ótimos para combater a presença de parasitas, como vermes intestinais.
- Betacaroteno e vitamina A: Ambos os compostos têm propriedades antienvelhecimento prematuro e melhoram a saúde da pele e do cabelo.
- Minerais: Mastruz é rico em cálcio, magnésio, potássio, cobre, ferro, manganês, fósforo, sódio, selênio e zinco.
Como fazer o chá mexicano?
Coloque quatro hastes de folhas de mastruz em água e ferva por 2 minutos. Deixe as folhas na água, com o fogo desligado, por 5 minutos. Coe o líquido e beba.
Contraindicações:
Em geral, o chá mexicano não causa efeitos colaterais graves, mas se tomado de forma exagerada, pode causar: dor de cabeça, tontura, irritação das mucosas, vertigem e irritação na pele. As mulheres amamentando e as grávidas não devem consumir esta bebida sem orientação médica.