Planta medicinal catinga-de-mulata possui efeito bactericida, indicada principalmente para vermes intestinais, por exemplo, ascarídeos. Também pode ser usada no ambiente para repelir insetos.
A catinga-de-mulata é uma planta medicinal facilmente encontrada no Brasil e com diversas propriedades promotoras da saúde. Em algumas regiões a planta é conhecida como erva-de-são-marcos. É caracterizada por um pequeno arbusto com flores amarelas que geralmente desabrocham no verão.
Graças às folhas secas, pode-se fazer chá, que, além de tratar algumas doenças internas, pode ser um remédio natural para problemas externos. Essa planta contém óleos essenciais com um teor significativo de tujona e cânfora.
Além disso, também contém glicosídeos, flavonóides, resinas, taninos, ácido oxálico e ácido cítrico. Também é uma boa fonte de vitamina C, cálcio, enxofre, ferro, magnésio, manganês, sódio e silício.
Possui propriedades antiinflamatórias, anti-reumáticas e cicatrizantes, acalma hematomas, artrites, furúnculos, dermatoses e outras inflamações cutâneas.
Conheça os principais benefícios e aprenda como usar esta erva.
Vermífuga
Catinga-de-mulata contém uma substância chamada tujona, que pode ajudar a eliminar vermes em adultos e crianças. A flor é um anti-helmíntico e é recomendada contra muitos parasitas. Além disso, a catinga-de-mulata também pode ser usada para hemorroidas.
Problemas estomacais
Alguns dos ingredientes ativos da mulata ajudam na produção de bile e, portanto, auxiliam na digestão. É recomendado consumir chá para prevenir e evitar os seguintes distúrbios digestivos:
- Úlceras estomacais
- Flatulência
- Gases
- Dor de estômago
- Espasmos estomacais
- Problemas de vesícula
Pedra nos rins
A catinga de Mulata ajuda a tratar pedras nos rins e insuficiência renal. No entanto, para ser eficaz, recomenda-se misturá-la com chá de urtiga. Em seguida, tome uma um xícara a cada quatro horas. As propriedades diuréticas desse chá ajudam a eliminar as pedras nos rins.
Problemas menstruais
As propriedades presentes na Catinga-de-mulata ajudam a estimular o sangramento menstrual. Portanto, esta erva é fortemente recomendada para mulheres com amenorreia. Além disso, é considerado parte do tratamento da leucorreia e outros problemas de corrimento vaginal.
Reumatismo
A Catinga-de-mulata tem propriedades antiinflamatórias e auxilia no tratamento de reumatismo, artrite, enxaqueca e ciática. Além disso, devido ao seu efeito antiinflamatório, também pode aliviar dores nas articulações, joelhos, cotovelos, calcanhares, contusões e entorses.
Doenças respiratórias
A catinga-de-mulata é fonte de vitamina C, por isso é recomendada para o tratamento de tosse, gripe, resfriado e febre viral. Além disso, suas propriedades antivirais e antibacterianas podem tratar e prevenir os sintomas desses problemas. Finalmente, esta erva também pode controlar a asma e a bronquite.
Problemas de pele e cabelo
Essa planta medicinal ajuda a reparar e tratar problemas de pele. Portanto, é adequado contra feridas, coceira, irritação da pele, erupções cutâneas e queimaduras solares. Além disso, esta planta também ajuda a matar os piolhos, trata a caspa e estimula o crescimento do cabelo. Para isso, basta injetar catinga-de-mulata na área afetada.
Receita e dosagem do chá
Leve um litro de água para ferver em uma panela. Em seguida, adicione duas colheres de sopa de folhas secas de Catinga-de-mulata e desligue o fogo. Tampe a panela e deixe em infusão por dez minutos.
Coe o chá e tome logo em seguida.
Recomenda-se beber até três copos por dia até que o efeito desejado seja alcançado. Já que sabor não é muito agradável você pode usar mel pra ajudar na hora de tomar.
Mas atenção: o excesso dessa bebida pode causar vômitos, mal-estar, tontura, calafrios, diarreia e até, em casos mais graves, o aparecimento de convulsões. Se estiver usando a infusão para problemas de pele, aplique-a com gaze limpa sobre a área afetada.
Para aplicar nos cabelos, basta enxaguar o couro cabeludo com chá. Quanto ao uso de hematomas e redução de dores musculares, pode-se macerar as folhas da Catinga-de-mulata com um pouco de álcool ou vinagre, e adicionar um pouco de sal para fazer um gesso.
Em seguida, coloque-o sobre a área dolorida e fixe-o com um curativo, deixando-o agir por várias horas ou durante a noite.
Contraindicação
Mulheres grávidas e mães que amamentam não devem beber o chá, porque a substância desta erva pode causar aborto ou infecções leves no bebê. Esse chá também é contra indicado em crianças menores de dois anos.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!