Saiba quais alimentos as grávidas devem evitar a todo custo! A gravidez é um estado que as mulheres de todo o mundo anseiam e esperam. No entanto, carregar um bebê em desenvolvimento no corpo é uma tarefa que requer alguns cuidados.
Afinal, todas as mães querem que seu filho ou filha nasça saudável e sem nenhum transtorno no processo. Por isso, é importante ficar atento à sua alimentação e saber quais alimentos as gestantes não devem ingerir.
Quais alimentos a grávida não pode comer?
Em primeiro lugar, lembre-se que durante a gravidez é necessário manter uma alimentação rica em energia e uma boa nutrição. Afinal, o corpo de uma mãe está passando por mudanças drásticas e precisa de muitos nutrientes para seu bebê em desenvolvimento. A qualidade é agora mais importante do que nunca.
Praticamente qualquer alimento pode ser ingerido desde que respeitadas as proporções ideais e com moderação. Ainda assim, existem itens que precisam passar longe de gestantes. Algumas delas podem causar deformidades no embrião e até mesmo levar ao aborto.
Lista de alimentos uma mulher grávida não pode comer:
1 – Bebidas alcoólicas: Há uma abundância de evidências científicas para alertar as mães a não beber álcool. O álcool pode prejudicar decisivamente o desenvolvimento de uma criança;
2 – Cafeína: Deixar o café de lado é uma tarefa complicada, mas que exige da gestante. A cafeína pode causar muitos problemas para as mulheres, incluindo aborto espontâneo. Tenha cuidado, pois é encontrado em refrigerantes, chás e bebidas energéticas.
3 – Fígado e derivados: Por conter uma alta concentração de vitamina A, esse é um dos alimentos que as grávidas não podem comer. Converse com seu médico sobre isso.
Lembre-se de sempre comer ingredientes saudáveis, de preferência naturais e orgânicos. Beba bastante água e siga sempre as instruções do seu obstetra. O médico deve ser sempre quem orienta as gestantes em suas decisões, inclusive na alimentação adequada.