Pular para o conteúdo

Tapioca engorda ou emagrece? Segredo revelado

Tapioca engorda ou emagrece? A tapioca não emagrece, mas não precisa ser inimiga das dietas de quem quer emagrecer.

A farinha de mandioca é um produto derivado da mandioca e tem uma ampla gama de utilizações. A versão com goma peneirada e hidratada pode ser uma boa alternativa ao pão.

Embora presente em várias receitas fit, a tapioca não é um alimento funcional por ser um alimento de muito baixo teor de nutrientes.

Só porque é uma opção mais saudável não significa que a tapioca deva ser comida de qualquer maneira. Principalmente se você for usar tapioca para perder peso.

Afinal, tapioca engorda?

Não, a tapioca não engorda. Porém, se preparado com recheios de alto teor calórico (como leite condensado, brigadeiro e doce de leite), certamente aumentará a gordura corporal.

Duas colheres de sopa de tapioca são apenas 14 g de carboidrato e 1,6 g de proteína. No entanto, os carboidratos presentes na tapioca são digeridos rapidamente devido ao alto índice glicêmico. Esses tipos de carboidratos estão diretamente relacionados ao acúmulo de gordura.

O índice glicêmico está relacionado a como os alimentos se comportam em nosso corpo e chegam à corrente sanguínea. É medido com uma escala que classifica a rapidez com que o alimento é digerido, absorvido e metabolizado.

A escala varia de 0 a 100. Porque alimentos que são metabolizados muito rapidamente têm um índice glicêmico (IG) mais alto, e alimentos que são digeridos mais lentamente têm um IG mais baixo.

Alimentos com IG alto aumentam os níveis de insulina no sangue, sobrecarregam o pâncreas para produzir mais insulina e as células geram energia.

Isso significa que esse pico de açúcar no sangue não é muito bom para o nosso corpo. No entanto, a tapioca é um alimento com alto índice glicêmico. Para se ter uma ideia, em uma escala de 0 a 100, a tapioca está perto de 70.

Então, por que a farinha de mandioca é usada como uma boa escolha alimentar, embora seja o carboidrato que produz o pico de açúcar no sangue?

Saiba mais:

Tapioca ou pão 

Para tornar as coisas mais claras e decidir se a tapioca engorda ou emagrece, vamos comparar a tapioca com o pão. Pode ser pão francês ou pão integral que você considera saudável, mas não é.

A base do pão é a farinha de trigo. O trigo é um dos grãos que contém glúten. O glúten é um tipo de proteína que o corpo humano não consegue digerir bem.

Além do glúten, o pão e o amido de tapioca também apresentam alto IG. Ao comer pão, existem pelo menos duas condições pouco saudáveis ​​no corpo:

1 – O aumento do açúcar no sangue é devido ao rápido metabolismo dos carboidratos.

2 – Inflamação nos intestinos e distensão abdominal devido ao glúten indigestível.

Por outro lado, se você parar de comer pão e fizer tapioca, estará automaticamente evitando a inflamação intestinal e a flatulência induzidas pelo glúten. Portanto, muitas pessoas perdem peso substituindo o pão pela tapioca.

Portanto, a falta de glúten ajuda a desinsuflar o corpo, o que fica evidente no equilíbrio e na circunferência da cintura.

Mas embora seja uma opção melhor do que pão, ainda há um problema com a tapioca, o pico de açúcar no sangue.

Como diminuir a absorção da tapioca

A principal questão a ser considerada é: como tornar a tapioca mais saudável e benéfica para o nosso organismo. O maior segredo é a vigilância.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Como a farinha de mandioca é um carboidrato de metabolização muito rápida, a ideia é adicionar alimentos que ajudem a reduzir sua absorção pelo organismo.

Afinal, as pessoas costumam comer mandioca com creme de leite, leite condensado, ou carne processada. Nestes casos, a farinha de mandioca engorda e é prejudicial para a saúde.

Outra opção é usar a chia como aliada. A chia é uma semente de baixo IG, rica em fibras, que pode equilibrar a absorção da farinha de mandioca.

Além da chia, você pode fazer crepioca, uma mistura de tapioca com ovos. O ovo é uma proteína absorvida mais lentamente pelo organismo.

Se a meta é perder peso, a tapioca pode ser acompanhada por chás termogênicos, como chá de canela, gengibre, hibisco e chá verde.

você já percebeu que precisa ter cuidado com o acompanhamento de tapioca. A tapioca em si é um carboidrato de alto IG. Agora, quando você adiciona alimentos saudáveis ​​e de absorção mais lenta, ele se tornará mais saudável e ajudará você a perder peso.

Por outro lado, se você adicionar alimentos processados ​​de alto IG à tapioca engorda e é prejudicial para você.

Dicas para consumir tapioca

Lembre-se que a tapioca, ainda é mais saudável que o pão, engorda quando consumida em excesso. O ideal é comer até três vezes por semana.

Confira algumas receitas que são excelentes opções para lanches pré ou pós-treino!

Receita de tapioca com pasta de amendoim

Ingredientes:

  • Goma de tapioca
  • 1 colher (sopa) de pasta de amendoim integral
  • ½ scoop de whey protein sabor chocolate
  • Coco ralado sem açúcar ou rodelas de banana

Modo de preparo:

  1. Separe um recipiente e peneire uma porção de goma de tapioca.
  2. Em uma frigideira, coloque a goma peneirada, apertando delicadamente até cobrir o fundo da panela.
  3. Em fogo alto, deixe aquecer por um minuto e vire do outro lado.
  4. Para o recheio, misture o whey protein com a pasta de amendoim. Passe o recheio na tapioca ainda na frigideira e acrescente o coco ralado ou as rodelas de banana por cima.
  5. Dobre a tapioca ao meio e sirva.

Receita de tapioca com ovos mexidos e tomate 

Ingredientes

  • 2 colheres de farinha de tapioca
  • 1 colher de chia
  • 2 claras de ovo
  • 1 tomate picado sem semente
  • Orégano
  • Azeite extravirgem
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Antes de preparar a tapioca, é preciso preparar o recheio.
  2. Primeiro faça um ovo mexido com as claras e o tomate.
  3. Com a frigideira aquecida e untada com óleo de coco, adicione a massa.
  4. Misture a tapioca com a chia, formando uma farinha homogênea. Espere até a farinha começar a tomar o aspecto de uma panqueca e vire-a.
  5. Inclua os ovos mexidos e adicione o orégano, o azeite e o sal. Depois disso, basta fechar e servir.
  6. Aproveite enquanto ela ainda está quente e crocante.