A tontura está relacionada a problemas de labirinto, porque doenças do labirinto podem afetar o equilíbrio e a audição.
Além da tontura (sentir que as coisas estão se movendo,ao se redor), os sintomas dessas doenças críticas podem ser: náuseas, vômitos, sudorese e até distúrbios gastrointestinais.
Por outro lado, os sintomas auditivos são caracterizados por deficiência auditiva, sensação de ouvido cheio ou bloqueado e zumbido.
Sintomas Da Tontura são:
- Uma falsa sensação de movimento ou fiação (vertigem)
- Tontura ou sensação de desmaio
- Instabilidade ou perda de equilíbrio
- Uma sensação de flutuação, tontura ou cabeça pesada
Possíveis causas de tontura incluem
- vertigem posicional paroxística benigna (VPPB)
- hipoglicemia
- hipotensão
- tomar certos medicamentos
- problemas no ouvido interno
- problemas de circulação
- certas condições, como anemia, enxaqueca ou ansiedade
Por que eu sinto tanta tontura?
Embora seja uma doença que causa desconforto para muitas pessoas, pois cerca de 20 a 30% das pessoas no mundo têm ou já tiveram vertigem, é possível conviver com ela com algum tratamento para uma melhor qualidade de vida.
Agora saiba como se livrar da vertigem em 5 etapas.
Evite comer alguns alimentos
Certos alimentos podem piorar os sintomas de vertigem. Portanto, fique longe de: cafeína, chocolate, refrigerantes, álcool, bebidas energéticas, sal e açúcar.
Associe a medicação à mudança de hábitos alimentares
Existem medicamentos que melhoram o funcionamento do labirinto. Mas é importante que a mudança de hábito ocorra paralelamente, pois há pacientes que têm crises labirínticas agravadas, por exemplo, pelo consumo de cafeína.
Uma dieta regular (comer a cada 3 horas) e ingestão adequada de água também são determinantes da melhora.
Portanto, para tirar o paciente da crise, é importante corrigir os hábitos alimentares e usar medicamentos sob supervisão médica.
Atividade física ajuda a reduzir as crises de tontura
O que posso fazer para melhorar os sintomas de tontura? Nesse momento, a atividade física pode se tornar uma aliada, pois, além de melhorar diretamente o equilíbrio corporal, os exercícios também podem melhorar a circulação sanguínea, a função cardiopulmonar e a saúde geral do corpo.
Recomenda-se caminhar 30 a 40 minutos por dia. No entanto, lembre-se de comer bem antes do exercício para evitar queda de açúcar no sangue e desmaios.
Evite situações que gerem tontura
O que fazer se sentir tonturas? O ideal é evitar situações que causem tontura, zumbido ou náusea, como pegar um carro, ônibus ou barco, brincar de montanha-russa, assistir a um filme 3D ou comer alimentos que te deixem tonto.
Projeta os ouvidos
Muito barulho pode causar tensão e ansiedade, exacerbando a crise. Também preste atenção aos ruídos, mesmo que eles façam parte de suas atividades de lazer, como shows e tocadores de MP3.
O que fazer para resolver a tontura?
Mas quando ainda sentir tonturas, encontre um local ventilado e não se deite. Sente-se com os olhos abertos e olhe para um ponto fixo.
Nos casos em que a exposição a tais situações seja necessária, medicamentos redutores de sintomas ou tratamentos específicos podem ser utilizados para a melhora final, sem a necessidade de medicamentos preventivos, o que chamamos de reabilitação vestibular ou labiríntica.
Como diagnosticar a tontura?
O diagnóstico das doenças labirínticas é orientado pelo otorrinolaringologista por meio de análises clínicas, exame físico e exames auxiliares.
Marque uma consulta com um especialista para saber se você tem algum problema, pois o diagnóstico da causa da vertigem é fundamental para a resolução do problema.