Se você está planejando ter um bebê, certamente decidiu parar de usar anticoncepcionais para engravidar.
No entanto, o que muitas mulheres não sabem é que querer engravidar não é a única razão pela qual a contracepção deve ser interrompida.
Veja também: Receita de um Delicioso Sorvete de Chocolate Cremoso: Uma Delícia Refrescante para Todos os Momentos
Veja também: Benefícios de comer a clara de ovo
Os anticoncepcionais podem representar um grande risco para sua saúde se você estiver sob risco de trombose, doença cardiovascular e varizes, mas não importa o motivo pelo qual você decida parar de usar, é importante saber o que acontecerá com seu corpo após essa decisão.
Veja abaixo 7 coisas que acontecem quando você para de tomas anticoncepcional
Pele oleosa
Pele oleosa ou seborreia é sebo excessivo, geralmente manifestado como manchas brilhantes na área central do rosto, especialmente na testa e no nariz.
Os poros da pele são mais dilatados e a pele mais espessa. Em casos mais graves, uma camada de óleo pode ser sentida ao tocar a pele.
Parar de tomar pílulas anticoncepcionais irá estimular a função das glândulas sebáceas, o que tornará a pele mais oleosa e mais propensa a acne.
Aumento de pelos
Depois de parar de tomar pílulas anticoncepcionais, você notará um aumento na espessura e no número de pelos em seu corpo, incluindo rosto, axilas, órgãos genitais e pernas.
Como muitas pílulas anticoncepcional limitam a produção de hormônios (incluindo testosterona), geralmente quando paramos de usá-las, sua produção volta ao estado natural e mais pêlos indesejáveis podem aparecer.
Secreções
Quando você para de usar pílulas anticoncepcionais, é normal ter muco espesso no meio do ciclo, indicando que você está grávida.
Menstruação irregular
As pílulas anticoncepcionais não tornam as mulheres inférteis, mas é normal que a menstruação fique um pouco fora de controle depois que a droga é suspensa.
Este efeito é apenas temporário até que o corpo se acostume a um ciclo menstrual normal.
Tensão Pre Menstrual (TPM)
Quando você decide parar de usar pílulas anticoncepcionais, podem ocorrer mudanças em seu corpo, como perda ou ganho de peso, atraso na menstruação, piora das cólicas e sintomas de síndrome pré-menstrual. Assim que os ovários retornarem à função normal, o risco de gravidez retornará.
Cólicas
Podem ocorrer porque, sem esses hormônios, nosso corpo reaparecerá com flutuações hormonais.
Se você parar de usar pílulas anticoncepcionais no meio do seu ciclo, pode ter cólicas. Para muitas mulheres, as pílulas anticoncepcionais podem minimizar esses desconfortos.
Conheça os Chás naturais que aliviam cólicas menstruais e reduz o fluxo
Ao parar a medicação, você pode sentir cólicas, mesmo se não tiver menstruado há algum tempo.
Alteração no peso
É bem sabido que as substâncias deste medicamento podem causar retenção de líquidos, dependendo do grau de cada tipo, portanto, é comum perder um pouco de peso após a suspensão do medicamento.
Portanto, é comum perder um pouco de peso após a suspensão do anticoncepcional. Por outro lado, a interrupção da contracepção levará a maiores flutuações no humor das mulheres, bem como ganho de peso devido ao aumento do apetite, relutância ao exercício e desejo por doces.