Este Chá de hortelã com alecrim é um recurso natural e acessível que pode ser usado por quem busca saúde e bem-estar.
A seguir, ensinaremos que o chá trará muitos benefícios ao seu corpo. Combinando as propriedades medicinais do alecrim e da hortelã, você obterá uma bebida agradável.
Veja também: Adenomiose o que é? Causas, Sintomas e Tratamentos
Esta infusão ajuda a prevenir e curar vários problemas, incluindo má digestão, inflamação e caspa.
A hortelã é rica em vitamina A, um nutriente essencial para a saúde dos olhos e da pele. Além disso, previne infecções e tem um forte efeito antioxidante. A erva também contém vitaminas B que estão envolvidas no metabolismo da glicose, ácidos graxos e aminoácidos.
A hortelã também é essencial para o bom desenvolvimento e manutenção do sistema nervoso. Também é uma boa fonte de vitamina C que ajuda a estimular o sistema imunológico. Por fim, previne derrames, possui propriedades antioxidantes e garante a resistência óssea.
Assim como a hortelã, o alecrim também é rico em vitamina A, uma substância com fortes propriedades antioxidantes. Ao fazê-lo, ajuda a manter os olhos e a pele saudáveis e a prevenir infecções. O alecrim também contém vitamina K, que ajuda a coagular o sangue e a reter o cálcio nos ossos.
Além disso, é fonte de vitamina B (vitamina B1 e B2), que desempenha um papel no metabolismo da glicose, ácidos graxos e aminoácidos. Isso ajuda o corpo a usar essas substâncias de forma eficaz. Por fim, o alecrim possui compostos fenólicos, que possuem importantes atividades biológicas, como antioxidantes e antiinflamatórios.
Chá de hortelã com alecrim
A infusão de hortelã e alecrim combina as propriedades destas duas ervas aromáticas. Desta forma, possui efeitos antioxidantes, antiinflamatórios e desintoxicantes, que podem eliminar todo tipo de desconforto em seu corpo. Entre os principais benefícios deste chá, destacam-se os seguintes:
Ação anti-inflamatória
Esta infusão ajuda a combater o processo inflamatório crônico. Portanto, seu consumo pode ajudar a tratar a artrite, gastrite e outras doenças inflamatórias.
Melhora a digestão
Ambas as ervas são digestivas, eficazes na redução de gases no estômago e azia. Além disso, ajuda a reduzir o inchaço abdominal causado por má digestão.
Combate a retenção de líquido
O alecrim e a hortelã são diuréticos. Dessa forma, ajuda a reduzir o inchaço causado pelo acúmulo de líquido nos tecidos.
Combate infecções
O chá de hortelã com alecrim auxilia no tratamento de infecções causadas por Salmonella typhy, Escherichia coli e S. enteritidis. Isso ajuda no tratamento de infecções do trato urinário, diarréia e vômitos. Porém, seu consumo deve apenas complementar o tratamento prescrito pelo médico.
Alivia os sintomas da gripe e inflamações na garganta
Como as ervas têm efeitos analgésicos e expectorantes, o chá de alecrim e a hortelã-pimenta ajudam a eliminar o muco e a aliviar as dores de cabeça. Além disso, devido às suas propriedades anti-sépticas, a infusão pode ser usada para enxaguar a boca. Desta forma, torna-se um excelente remédio caseiro para inflamação das amígdalas, resfriados e gripes.
Previne o mau hálito
O chá tem propriedades antibacterianas e pode ser usado como enxaguatório bucal após a escovação dos dentes. Isso ajuda a reduzir o crescimento de bactérias que causam o mau hálito.
Melhora a memória
Pesquisadores da Northumbria University, no Reino Unido, confirmaram os importantes efeitos terapêuticos do alecrim e da hortelã-pimenta na função cognitiva. Portanto, esta infusão ajuda a melhorar a função cerebral. Portanto, além de combater o cansaço mental, também ajuda a aumentar a memória e a concentração.
Combate a ansiedade e melhora o humor
Este chá ajuda a reduzir a ansiedade e a combater o desânimo, melhorando seu humor. Isso ocorre porque os óleos essenciais de alecrim promovem a produção de neurotransmissores de bem-estar.
Além disso, ele também contém recursos que ajudam a melhorar a função cognitiva. Dessa forma, pode atuar como um tranqüilizante natural e reduzir os sintomas de ansiedade. Por outro lado, a hortelã-pimenta contém propriedades calmantes e efeitos calmantes, que atuam no sistema nervoso. Portanto, a combinação dessas duas ervas deixará as pessoas mais calmas e relaxadas.
Combate os radicais livres
O chá é rico em propriedades antioxidantes e ajuda a inibir os radicais livres no organismo. Isso pode prevenir o envelhecimento prematuro e uma série de problemas.
Ajuda a reduzir a caspa
Você pode aplicar este chá no couro cabeludo para ajudar a reduzir e eliminar a caspa. Ambas as ervas têm propriedades antiinflamatórias, antifúngicas e anti-sépticas que ajudam a combater o fungo que causa a caspa.
Como fazer o chá de alecrim com hortelã:
Ingredientes:
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
- 2 colheres (sopa) alecrim fresco
- 2 colheres (sopa) de folhas frescas de hortelã
- 250 ml de água
Dica: se for usar as ervas secas, use a metade, uma colher (sopa) de cada.
Modo de preparo:
Ferva a água em uma panela e, quando entrar em ebulição, desligue o fogo.
Acrescente o alecrim, a hortelã, tampe o recipiente e deixe abafado por dez minutos.
Consuma em seguida, logo após o preparo, adoçando com mel caso queira.
Tome de duas a três xícaras ao dia, não mais que isso.
A mesma infusão pode ser usada no couro cabeludo para combater a caspa, mas sem adoçá-la.
Contraindicações:
Mulheres grávidas ou amamentando, crianças menores de 12 anos e pessoas com prostatite e diarreia devem evitar este chá. O consumo excessivo também pode causar desconforto gastrointestinal e nefrite.