Muitas pessoas confundem os sintomas de gastrite com outras doenças estomacais. E acabam se automedicando e correm o risco de piorar os sintomas sem nunca resolver o problema ou sem nenhum alívio real.
Sofrer com esse tipo de problema pode prejudicar a saúde do seu estômago e, portanto, prejudicar todo o organismo, afinal, seu organismo está conectado.
A automedicação é um perigo desnecessário, portanto, consulte um médico.
Agora observe os principais sintomas da gastrite e suas três alterações.
[maxbutton id=”2″ url=”https://bemaisaude.com.br/remedio-caseiro-para-azia-queimacao-ma-digestao-gastrite-e-dor-no-estomago/” text=”VEJA MAIS: Remédio caseiro para azia, queimação, má digestão, gastrite e dor no estômago” ]
O que é gastrite?
A gastrite é a inflamação do estômago, que é a erosão do revestimento da mucosa gástrica.
Essa mucosa gástrica precisa produzir um ácido chamado ácido clorídrico, que é responsável pela dissolução dos alimentos no estômago.
O mesmo ácido também pode proteger a parede do estômago do ácido nessa área.
No entanto, quando esse equilíbrio é quebrado, doenças como a gastrite aparecem.
Podemos definir a gastrite em dois níveis: gastrite aguda (sintomas que duram pouco tempo) e gastrite crônica (duram muito tempo ou mesmo anos).
Além dessas, há a gastrite atrófica, que é uma forma de gastrite crônica, mas causa a perda gradual das células da glândula gástrica e é substituída por intestino e tecido fibroso.
[maxbutton id=”2″ url=”https://bemaisaude.com.br/como-usar-bananas-verdes-para-gastrite-ulcera-e-colite-2/” text=”Veja Mais: Como usar bananas verdes para gastrite, úlcera e colite” ]
Sintomas de Gastrite Aguda
Além disso, durante as refeições, inchaço do estômago, queimação e problemas semelhantes geralmente são desconfortáveis. Normalmente, as pessoas com gastrite aguda apresentam dor aguda e recorrente no abdômen e na parte superior do abdome.
Por exemplo, as pessoas costumam sentir náuseas, vômitos, combustível, perda de peso ou perda de apetite,suas fezes podem estar mais escuras do que o normal, mas também podem estar cheias de alcatrão ou com sangue.
Sintomas de Gastrite Crônica
Os principais sintomas da gastrite crônica são perda de apetite, mau hálito, constipação e aumento do fluxo de saliva.
Além desses sintomas mais comuns, as pessoas com gastrite crônica podem sentir ansiedade, dores de cabeça, aparência pálida e fraca. No entanto, a perda de peso também pode ocorrer em alguns casos.
No entanto, muitos pacientes com gastrite crônica podem não apresentar sintomas.
Com o tempo, e à medida que a mucosa é danificada, o corpo pode perder sua capacidade de produzir ácido estomacal.
Quando a quantidade de ácido gástrico no estômago não está equilibrada, podem ocorrer problemas digestivos graves.
Outro problema é a perda da capacidade de secretar um fator intrínseco necessário para absorver a vitamina B12.
Eventualmente, com uma deficiência de vitamina B12, o corpo desenvolve anemia perniciosa, que causa fadiga e dormência ou formigamento nos membros.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!
A gastrite crônica torna a mucosa gástrica mais fina devido à destruição das células saudáveis. Os exames de sangue podem detectar esse tipo de anemia.
Quando a mucosa fica danificada por muito tempo sem tratamento, a gastrite crônica pode se transformar em metaplasia, com alto risco de câncer de estômago.
Sintomas de Gastrite Atrófica
Na gastrite atrófica, quando ocorre alteração da mucosa gástrica, existe o risco de má absorção, deficiências nutricionais e aumento das reações autoimunes.
Esses pacientes geralmente apresentam baixa produção de ácido estomacal e hiperergastrinemia. Isso aumenta a possibilidade de anemia e crescimento do tumor.Os sintomas podem ir e vir por várias semanas.
Se persistirem por mais tempo ou causarem sintomas mais graves, como excesso de sangue nas fezes, a gastrite pode ser descartada, portanto, sempre consulte seu médico.
Causas de Gastrite Aguda
A gastrite aguda pode ser causada por fatores irritantes ou infecções no estômago que atacam o revestimento que protege o estômago.
Esses remédios podem vir da aspirina, bem como de drogas antiinflamatórias, drogas, álcool em grandes quantidades e certas infecções.
Os estágios iniciais da infecção pelo Helicobacter pylori também podem causar gastrite aguda, que é muito comum em torno do estômago.
Além disso, um dos motivos pode ser beber muito chá e café. Além da má alimentação e do estresse, isso também precisa ser considerado.
Causas de Gastrite Crônica
A gastrite crônica é geralmente causada por infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. Pylori). Mas as doenças autoimunes e a doença de Crohn também podem causar gastrite crônica.
Finalmente, a cirurgia gástrica aumenta a exposição do estômago à bile e também pode causar gastrite crônica.
Sintomas de Gastrite: Dicas para reduzir os sintomas
Portanto, os alimentos que danificam e atacam as paredes do estômago devem ser removidos da dieta. Existem maneiras de prevenir o aparecimento ou agravamento da gastrite aguda. A melhor maneira de prevenir essa inflamação é por meio da reeducação alimentar
Isso significa que alimentos processados e processados, cheios de gordura saturada, sódio, açúcares adicionados e fritos, pioram os sintomas.
A propósito, esse tipo de alimento também pode causar gastrite em pessoas que têm uma área do estômago saudável.
Dê preferência a alimentos frescos e naturais, como alimentos probióticos de kefir e seus derivados. Além de alimentos com baixo teor de gordura, como peixes e frango, por exemplo. Também é importante incluir alimentos ricos em fibras, como maçãs, brócolis e cenouras.
Por fim, beba bastante água e tente manter uma vida mais saudável e equilibrada.
[maxbutton id=”2″ url=”https://bemaisaude.com.br/remedio-caseiro-para-azia-queimacao-ma-digestao-gastrite-e-dor-no-estomago/” text=”Veja Mais: Remédio caseiro para azia, queimação, má digestão, gastrite e dor no estômago” ]