Pular para o conteúdo

Chá de banana com alecrim e limão: ajuda a dormir,alivia as dores e melhora a memória

Para quem busca mais saúde e bem-estar, este chá é um recurso natural excelente.

Este chá irá ajudá-lo com a ansiedade noturna, irá melhorar o seu humor e as funções cognitivas. Além disso, também ajuda a memoria,a tratar problemas intestinais e hepáticos, azia e náuseas.

Benefícios da banana

A banana é rica em nutrientes, fibras e antioxidantes, rica em amido e anti-amido, 90% dos ingredientes da banana são carboidratos e o conteúdo final de proteína e gordura é baixo.

  • Rica em potássio, perfeita para baixar a pressão arterial.
  • As bananas são ricas em fibras. Adicionar bananas à dieta pode ajudar a normalizar o trânsito intestinal e melhorar a constipação sem o uso de laxantes.
  • A banana acalma o estômago e ajuda na digestão.
  • Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis adequados de açúcar no sangue, combatendo a fadiga.
  • Rica em vitamina B, acalma o sistema nervoso.
  • Ajuda a normalizar os batimentos cardíacos. Quando estamos estressados, os níveis de potássio do nosso corpo caem. As bananas ricas neste mineral podem ajudar a restaurar o equilíbrio desse potássio no corpo.
  • Além de mantê-lo saciado por mais tempo, as bananas ajudam a melhorar o seu bem-estar.

Benefícios do alecrim

Veja também: Salada De Verão

O alecrim é rico em flavonóides, terpenos e ácidos fenólicos, que possuem efeitos antioxidantes. Além disso, o alecrim é um anti-séptico, supurativo, antiespasmódico, antibiótico e diurético.

Os principais benefícios do chá de alecrim são:

Combate à tosse, gripe e asma

O alecrim além de combater as crises de asma, também pode controlar a tosse e a gripe. Como o alecrim tem um excelente efeito expectorante, ele também pode eliminar a tosse e o catarro.

Equilibra a pressão arterial

A planta também é uma grande amiga no tratamento da hipertensão, pois tem propriedades que melhoram a circulação sanguínea.

Auxilia o tratamento de dores reumáticas e contusões

A solução natural para o reumatismo é usar curativos de alecrim para aliviar a dor. Você pode aplicar alecrim em óleos naturais ou essenciais. Também pode tratar com eficácia entorses e contusões.

É diurético e ajuda a digestão

O alecrim é rico em minerais como potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. O consumo dessas vitaminas e minerais promove a perda de peso por meio de seu efeito diurético. O chá de alecrim age na digestão e na transpiração, o que reduz os sintomas de má digestão. Além disso, ajuda a limpar o fígado.

Veja Mais: 10 chás para eliminar gordura no fígado

Auxilia a menstruação

O chá de alecrim pode promover a menstruação e aliviar as cólicas menstruais.

Reduz gases intestinais

Tomar chá de alecrim todos os dias pode reduzir os gases intestinais, causa de desconforto para muitas pessoas.

Combate o stress

O alecrim é conhecido por relaxar os nervos e músculos. Estimula o cérebro e a memória para aumentar o fluxo sanguíneo. Por conter creatina, um ácido com propriedades antioxidantes vital para o sistema nervoso, auxilia no enfrentamento de situações estressantes. Muito adequado para fadiga mental.

Benefícios do limão

Os benefícios do limão para a saúde são notáveis ​​por seus efeitos em vários órgãos e sistemas. Rica em vitamina C, minerais e antioxidantes, essa fruta é versátil e pode ser consumida em sucos, smoothies e especiarias, facilitando sua incorporação ao longo do dia.

Motivos para o limão ser incluído na sua alimentação:

Controla a pressão arterial

O limão contém potássio, um mineral que, ao contrário do sódio, atua na pressão arterial: enquanto o sódio faz com que ele aumente, o potássio faz com que ela diminua. Portanto, consumir limão ajuda a manter sua pressão arterial dentro de uma faixa saudável, evitando crises hipertensivas.

Protege os vasos sanguíneos

O limão é rico em vitamina C. A vitamina C é um micronutriente com efeito antioxidante que pode proteger a parede interna das artérias resistindo à ação dos radicais livres, que destroem as células.

Devido ao papel dessa vitamina, as paredes internas dos vasos sanguíneos têm menos probabilidade de serem danificadas, reduzindo assim a chance de acúmulo de placas de gordura, que são uma doença chamada aterosclerose e são a principal causa de doenças cardíacas e derrames.

Previne e combate o câncer

Esses efeitos também são atribuídos às propriedades antioxidantes da vitamina C, que pode reparar os danos causados ​​pelos radicais livres, que podem causar alterações genéticas nas células e levar ao aparecimento de tumores.

Além disso, alguns flavonóides da casca de limão podem ajudar a combater o câncer, evitando a reação bioquímica que causa metástases, reduzindo a atividade das células malignas no sangue, evitando a formação de novos vasos sanguíneos que transportam nutrientes para o tumor e estimulando a autodestruição celular. Torna-se canceroso sem afetar as células saudáveis.

Tem efeito antisséptico e antibiótico

Os flavonóides do limão atuam sobre certas bactérias por apresentarem propriedades antibacterianas e antibacterianas, portanto, essa fruta auxilia na prevenção e controle de infecções causadas por esses microrganismos, principalmente na mucosa oral e na garganta.

Porém, vale lembrar que o limão não pode substituir o medicamento prescrito pelo médico, mas deve ser utilizado como complemento do tratamento.

Fortalece as defesas do organismo

A vitamina C presente no limão pode aumentar a produção de glóbulos brancos, que são nossas células de defesa, e pode combater microorganismos invasores, como vírus e bactérias.

Portanto, o consumo regular de frutas pode fortalecer o sistema imunológico e nos tornar mais resistentes a doenças infecciosas, como resfriados e gripes.

Combate o envelhecimento

Além dos benefícios do limão para a saúde, essa fruta também oferece benefícios de manutenção da beleza. Mais uma vez, a vitamina C é a responsável por esse efeito, que neutraliza os radicais livres e participa da síntese do colágeno, proteína que dá sustentação e elasticidade à pele.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Desta forma, o limão ajuda a manter um aspecto jovem evitando o aparecimento de rugas, marcas de expressão e flacidez.

Acelera a cicatrização

Outro benefício que o limão nos proporciona ao estimular a síntese de colágeno é que o processo de cicatrização pode ser acelerado, seja após uma cirurgia ou trauma.

Como sabemos, o alto teor de vitamina C pode dar efeito de regeneração da pele, melhorando assim a qualidade do novo tecido.

Previne a anemia ferropriva

A vitamina C ajuda nosso corpo a absorver o ferro de alimentos vegetais, como feijão, beterraba, feijão e lentilha.

Portanto, comer esses alimentos com limonada é uma boa forma de prevenir a anemia ferropriva, que se caracteriza pela deficiência de ferro e causa sintomas como fadiga, fraqueza e tontura.

Colabora com a saúde dos rins

O limão é um diurético natural, o que significa que aumenta a produção de urina e estimula a função renal, reduzindo assim o risco de infecção causada por bactérias na via de excreção.

O limão é um diurético natural, o que significa que aumenta a produção de urina e estimula a função renal, reduzindo assim o risco de infecção causada por bactérias na via de excreção.

Melhora o funcionamento do sistema digestivo

A acidez do limão estimula a secreção de saliva, facilitando a mastigação, e estimula o fígado a produzir bile, necessária para o processamento das gorduras no estômago e sua posterior eliminação.

Além disso, essa fruta tem efeito adstringente no intestino, o que facilita sua movimentação para eliminar os resíduos fecais e evitar gases e distensão abdominal.

Finalmente, é importante lembrar que mesmo que o limão tenha todos os benefícios para a saúde, as pessoas que estão em tratamento ou que sofrem de uma doença devem consumir frutas como um suplemento às orientações do médico, em vez de substituir medicamentos ou terapias elas mesmas. .

Chá de banana, alecrim e limão

Ingredientes:

  • 1 banana
  • 1 colher (sopa) de alecrim
  • 1 limão
  • 350 ml de água

Modo de preparo:

Lave as bananas e corte-as em pequenos pedaços – não há necessidade de descascá-las.

Em seguida, lave o limão, extraia o suco e guarde (será adicionado no final da infusão).

Coloque a banana fatiada, as raspas de limão, o alecrim e a água na panela e cozinhe por dez minutos.

Após a fervura, feche a tampa até que a temperatura aqueça.

Adicione o suco de limão, se necessário, adoce com mel e beba.

Beba este chá duas vezes ao dia, uma pela manhã, de preferência com o estômago vazio, e outra meia hora antes de ir para a cama.